Após explicarmos melhor o que é o departamento Paralegal e como ele funciona, você pôde entender um pouco mais a importância dessa função e também como nosso país possui processos burocráticos.
Nesse post vamos citar quais os mais conhecidos tipos de empresas no Brasil e quais os requisitos básicos para iniciar cada uma delas.
- Limitada, a LTDA.
Geralmente composta por dois parceiros, empresários, esse tipo de empresa deve começar na Junta Comercial do Estado.
No contrato social desta empresa será definida a participação individual dos membros e o que são cada um deles.
- Sociedade Anônima, SA
Nesse tipo de empresa também pode ter mais de um parceiro / empresário, mas, neste caso, eles são chamados acionistas. Isso ocorre porque o capital da empresa é distribuído em ações.
Existem dois tipos: capital público e capital fechado. Nesse tipo, os lucros da empresa são distribuídos entre os acionistas.
- Micro Empresa, ME
Para atender às microempresas, a receita bruta anual não pode exceder 360 mil reais. A empresa pode ser escolhida pelo nacional simples, sendo um modelo mais simplificado de pagamento de impostos.
- Empresa de Pequeno Porte, a EPP
Para as pequenas empresas, é necessário que o faturamento anual esteja entre R$ 360 mil e até R$ 3,6 milhões, podendo também ser escolhido pelo simples nacional.
- Microempreendedor Individual, a MEI
Nesse caso, será necessário observar o faturamento anual, que não pode exceder 60 mil reais, e deve necessariamente ser escolhido pelo simples nacional e não pode ser composto por membros.
- Empresário Individual
São empresas com apenas uma pessoa como gerente. Sendo um pouco diferente dos outros tipos, neste caso, o princípio da separação do patrimônio não predomina. Dessa forma, os ativos da pessoa de gerenciamento e da empresa podem se misturar.
O nome da empresa deve ser o nome civil do gerente, adicionando um nome que se refere à atividade da empresa.
- Empresa de Responsabilidade Limitada Individual, EIRELI
Consiste apenas em um indivíduo. Difere da Empresa Individual no ponto em que a responsabilidade é limitada quanto às dívidas da empresa. O que significa que o proprietário precisa separar os ativos da empresa da equipe.
O capital social desta empresa deve ser 100 vezes maior que o salário mínimo brasileiro.
- Sem Fins Lucrativos
Eles são compostos de pessoas jurídicas.
As características desse tipo de empresa são diferentes das demais e a principal é que elas não visam ao lucro no exercício de suas atividades. As receitas que entram na empresa são empregadas para a manutenção de suas atividades.
- Sociedade Anônima
As empresas de Sociedades Anônimas podem se assemelhar, uma vez que o capital dos dois tipos é dividido em ações, e existem dois tipos de parceiros, os comandados e os comanditários.
É uma empresa de água regida pelas regras da empresa Anônimas das comandita, e pode operar com nome social ou nome da empresa, e o termo limitado por ações deve ser incluído no nome.
- Sociedade Conjunta Simples
Assim como o primeiro, esse tipo de empresa também é composto por dois parceiros, sendo os parceiros limitados que têm responsabilidade apenas em suas cotas e os parceiros indivíduos com responsabilidade conjunta e ilimitada pelas obrigações sociais da empresa. Portanto, somente os comandados podem praticar atos de administração.
Alguns processos a seguir para abrir uma empresa são:
- Contrato Social
- Registro na diretoria comercial
- Localização e licença de operação
- Registro Estadual
- Licenças e registro nos órgãos reguladores estaduais e municipais
Lembrando que abertura de uma empresa exige um detalhado plano de negócios, conhecimentos e habilidades específicas. Conte com a nossa equipe especializada para te auxiliar em todo processo de abertura e andamento da empresa, fale com um de nossos especialistas.