Saiba como evitar a sobrecarga de trabalho da sua equipe

O acúmulo de tarefas em departamentos que possuem uma rotina agitada, como fiscal, contábil e financeiro, pode gerar a sobrecarga da equipe e, assim, prejudicar muito o rendimento e resultado dos seus funcionários. Sendo assim, muitos empresários buscam alternativas para driblar este cenário e, atualmente, a terceirização é a solução mais prática e eficiente para isso. Então, trouxemos algumas dicas para você evitar a sobrecarga dos seus funcionários e aumentar ainda mais a produtividade da sua empresa. Confira!

Como identificar a sobrecarga

Muitos empresários têm dificuldade para identificar quando sua equipe deve ser remanejada, diversificada ou terceirizada por conta da sobrecarga de tarefas. Mas há alguns sinais que podem ser observados para ajudar no diagnóstico de “funcionários sobrecarregados”. Você deve avaliar:

  • Indicadores de quantidade de horas extras;
  • Fluxo de demissões e contratações;
  • Tempo para execução das tarefas diárias e se estão dedicando pouco tempo em atividades estratégicas;

Principais impactos

Uma equipe sobrecarregada pode proporcionar vários impactos para a empresa. Além da desmotivação dos funcionários, o gestor pode se deparar com erros de classificação contábil, apuração, pagamento e declaração de tributos e outras situações que comprometem negativamente a empresa.

Terceirização: uma solução eficiente

Com a terceirização, é possível contar com uma equipe diversificada, profissionais com perfis adequados para a área contratada e bem preparados, com uma ampla e variada experiência profissional. Além disso, o gestor possui total flexibilidade para reorganizar e substituir funcionários terceirizados no momento que julgar necessário. Vale ressaltar que uma das principais vantagens de terceirizar atividades é que os colaboradores internos poderão dedicar muito mais tempo às atividades estratégicas, enquanto os terceirizados ficarão focados em tarefas do dia a dia.

Veja algumas tarefas que geralmente são executadas por profissionais terceirizados no departamento financeiro:

  • Cálculo e pagamento de tributos;
  • Preenchimento de obrigações acessórias, principalmente relacionadas ao SPED, como EFD-ICMS/IPI, EFD-Contribuições ECD e ECF;
  • Conciliações Contábeis;
  • Contas a pagar e a receber
  • Recebimento fiscal

Quero terceirizar, e agora?

Agora que você já sabe como identificar a sobrecarga de trabalho da sua equipe e como a terceirização pode te ajudar, é hora de saber qual o próximo passo. Contate uma empresa de terceirização que preste os serviços desejados e informe-a sobre as atividades a serem realizadas. A empresa fará todos os procedimentos de identificação dos profissionais e alocação para o início dos trabalhos. É importante ressaltar que a terceirização é uma solução prática e menos burocrática que atribui maior flexibilidade e agilidade quando há necessidade de mão de obra especializada.

Se quiser sobre mais vantagens da terceirização e detalhes de como contratar uma empresa de terceirização, confira aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *