Departamento financeiro: saiba a hora de terceirizar sua equipe

Já falamos aqui no blog Albieri e Associados da importância dos departamentos contábil, fiscal e financeiro de uma empresa e que, uma das formas de qualificar os funcionários e alcançar resultados ainda melhores, é com a terceirização total ou parcial da equipe. Porém, muitos empresários ainda têm dificuldade de identificar qual é a hora certa para tomar esta decisão.

Então, separamos algumas dicas que vão te ajudar a ficar de olho nos seus departamentos contábil, fiscal e financeiro e saber o momento certo para realizar da melhor forma a terceirização da sua equipe. Confira:

O que você precisa observar

O primeiro passo é observar indicadores como quantidade de horas extras, fluxo de demissões e contratações, tempo que os colaboradores levam para executar as tarefas do dia a dia e se eles estão investindo um pouco deste tempo em atividades mais estratégicas. Os departamentos contábeis, fiscais e financeiros podem, e devem, agregar valor à empresa e, tão importante quanto isto, evitar com que ela incorra em riscos por falta de observação da legislação tributária e trabalhista, que sofrem alterações diariamente. Só assim você poderá sentir a quantidade e a qualidade do trabalho que está sendo realizado em sua empresa e saber se a terceirização pode te trazer vantagens.

O que uma equipe terceirizada faz

Ao terceirizar atividades, o empresário contará com uma equipe que poderá ajudar em diversas situações, como: cobrir ausência de funcionários internos durante licenças ou alocação para desenvolvimento de projetos, atendimento a auditorias externas, due-diligences, fiscalizações, entre outras. Saiba mais sobre as funções e benefícios da terceirização, aqui.

O que fazer para terceirizar

Depois de avaliar o seu departamento e decidir pela terceirização de atividades, o próximo passo é procurar por empresas que realizam este tipo de trabalho. É importante ficar atento e certificar-se de que a empresa escolhida respeita a lei da terceirização, seja reconhecida no mercado e, mais ainda, tenha experiência e metodologia para implantação de projetos e serviços. Depois da escolha de seu parceiro, fecha-se um SLA (acordo de nível de serviços) que regulará todas as atividades a serem desempenhadas e os KPI’s (indicadores de performance) da empresa de terceirização. Desta forma, serão realizados checklists periódicos para  acompanhamento das atividades e avaliação da qualidade dos resultados apresentados.

Bons resultados – mão de obra qualificada

Uma das grandes vantagens da terceirização de serviços é a mão de obra inteligente e qualificada. No caso da terceirização de funcionários de um departamento financeiro, contábil e/ou fiscal, uma empresa de terceirização deve prezar pelo bom treinamento dos colaboradores e em oferecer todo o suporte necessário para que realizem um bom trabalho.

No caso da Albieri e Associados, oferecemos profissionais treinados, que podem ter diferentes níveis e expertises dentro das áreas contábil, financeira e fiscal, podendo atuar em empresas de qualquer tamanho e segmento da economia. Para conhecer melhor o nosso trabalho, acompanhe nosso blog aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *