Tudo o que você precisa saber sobre mão de obra temporária

Atualmente, a mão de obra temporária é uma ótima alternativa para empresários que precisam complementar sua equipe interna, substituir colaboradores por algum período ou, até mesmo, para realização de trabalhos pontuais, com prazos determinados.

Existem duas maneiras para a utilização de mão de obra temporária. A primeira é através da contratação de funcionários cujo contrato de trabalho é firmado com prazo determinado (a legislação trabalhista regula este modelo de contratação) e a segunda é por meio da terceirização de serviços, que é a mais utilizada nos dias de hoje. Neste modelo, o empresário contratante não precisa se preocupar com as burocracias e detalhes trabalhistas, apenas solicita um perfil de profissional à empresa de terceirização, e ela ficará responsável pela seleção de candidatos e todos os trâmites para a contratação.

Confira algumas situações em que a mão de obra temporária pode trazer benefícios para a sua empresa:

Benefícios da mão de obra temporária

  • Licenças de colaboradores por diversos motivos, como saúde, maternidade entre outros, que ficarão afastados e necessitam de alguém para cobrir suas atividades por determinado tempo;
  • Projetos pontuais que vão exigir muito dos departamentos fiscal, contábil e financeiro, como implantação de sistemas, construção de novas fábricas e estabelecimentos;
  • Alterações na legislação que implicarão em rotinas adicionais dos departamentos;
  • Crescimento da empresa e aumento do trabalho nos departamentos;
  • Decisão da empresa em terceirizar alguma rotina ou departamento específico para diminuição de custos. Confira como a terceirização de serviços pode te ajudar a driblar a crise.

Em todos estes casos os profissionais terceiros/temporários irão desempenhar atividades idênticas às que seriam feitas por funcionários próprios. Eles irão respeitar os procedimentos internos da empresa, horários de trabalho e se adaptar à cultura da mesma, mas com algumas vantagens.

Estes profissionais, quando contratados através de uma empresa de terceirização especializada no segmento em que atua, por exemplo fiscal, contábil e financeira, poderão contar com todo apoio de seus gestores que, comumente, são renomados profissionais destes setores.

Além disso, por estarem acostumados a mudar de ambiente com frequência, atender inúmeros clientes de diferentes segmentos e já terem atuado em incontáveis projetos, estes profissionais temporários terceirizados podem gerar um valor agregado adicional e propor novas ideias ao cliente em atendimento. Este ambiente diversificado gera uma “oxigenação” positiva aos departamentos contábeis, fiscais e financeiros, além de trazer novas experiências para as empresas e gestores contratantes.

Quer saber mais sobre a contratação de profissionais terceirizados para serviços temporários? Então confira as dicas que separamos pra você.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *