Terceirização representa 22% da mão de obra formal

O crescimento da terceirização de serviços nos últimos 18 meses é sensível e vem se tornando uma ótima alternativa para empresários que querem fortalecer e qualificar a sua equipe de uma maneira eficiente e econômica. Segundo dados apurados em reportagem veiculada na revista Exame “o IBGE indica que 22% dos trabalhadores formais são terceirizados e a expectativa de especialistas em Gestão de Pessoas é de que este número tem boas perspectivas de crescimento nos próximos anos.”

“A terceirização de serviços vem se destacando cada vez mais e ajudando muitos empresários a diversificar, qualificar e aprimorar seu quadro de funcionários de uma maneira eficaz e econômica. Em muitos casos, é mais vantajoso contratar uma empresa de terceirização de atividades financeiras, contábeis e fiscais do que optar pelo tradicional regime de contratação própria. Além da praticidade e baixo custo, é importante ressaltar que o maior benefício é contar com profissionais muito bem preparados, com ampla experiência em diversos segmentos”, afirma Luiz Albieri, Sócio da Albieri e Associados.

Se quer terceirizar a sua equipe ou rotinas de trabalho de sua empresa, mas ainda não sabe quais são as principais vantagens da terceirização, confira as dicas que separamos para você.

1 – Menos burocracia e menos esforço

Uma das principais vantagens da terceirização é que, ao contratar uma equipe terceirizada, o empresário lidará com menos procedimentos burocráticos do que se optasse pelo regime tradicional de contratação de funcionários. Assim, os custos internos atrelados às contratações orgânicas, como o tempo do pessoal de RH, gestão de férias, faltas, licenças, avaliações de desempenho e todas as demais preocupações inerentes também são reduzidos.

2 – Profissionais preparados

Os setores financeiro, contábil e fiscal, por exemplo, são repletos de processos que vão desde atividades mais simples, como pagamento de contas, até as mais complexas, como cálculo e declaração de tributos, atendimentos a auditorias e conciliações contábeis. Neste sentido, quando o empresário opta por terceirizar parte destes setores, poderá contar com profissionais especializados e treinados da empresa de terceirização para executá-los. O mesmo acontece ao terceirizar demais departamentos, o empresário sempre contará com uma equipe muito bem preparada para executar serviços terceirizados.

3- Quando terceirizar funcionários?

A terceirização pode ser feita em qualquer momento e em diferentes áreas da empresa. Uma boa prática é identificar as atividades que são menos estratégicas dentro das rotinas administrativas da organização, como por exemplo, lançamento de notas fiscais, conciliações contábeis, preenchimento de obrigações acessórias, faturamento, conciliações bancárias etc. Estas atividades, por consumirem muito esforço da equipe, quando terceirizadas permitem que o tempo dos funcionários seja direcionado para funções mais estratégicas e de negócio, gerando grandes benefícios ao longo do tempo.

4- Quais os próximos passos da terceirização?

Depois que decidiu optar pela terceirização de funcionários para a sua empresa, é necessário dar início ao processo de terceirização, que é muito simples. Basta escolher uma empresa que cumpra as novas normas da terceirização (Lei 13.429/17), apresente boa reputação, negociar as condições comerciais e pronto.

Para saber mais sobre terceirização, acompanha o nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *