Fiscal – Contabilidade 4.0

Dando continuidade à nossa matéria sobre contabilidade 4.0, dissemos que há 4 importantes pilares administrativos para suportar corretamente os negócios da empresa, sendo eles o fiscal, o contábil, o financeiro e a folha de pagamentos.

Iniciando pela área fiscal, pense em sua empresa e responda às questões abaixo:
• Sua equipe fiscal realiza digitações para, por exemplo, receber notas fiscais e imputar pagamentos no banco?
• Com que frequência seu departamento fiscal ou escritório contábil te apresenta oportunidades de economia?
• Você tem clareza se sua empresa está cumprindo com todas as obrigações acessórias (declarações de imposto) e da melhor forma possível?
• Com que agilidade seu departamento fiscal ou escritório contábil te apresenta relatórios e estudos gerenciais quando solicitado?
Dependendo das respostas a estas perguntas chave, você consegue visualizar que há espaço para melhorias de processos de negócio e que você poderia ter muito mais visibilidade de seu negócio.

É neste sentido que as ferramentas e sistemas atuais tendem a auxiliar as empresas e gestores. Atualmente, todo o processo de recebimento fiscal, por exemplo, tanto no que diz respeito a mercadorias quanto serviços, pode ter um alto nível de automação. Os pontos chave para tal são (i) a manutenção correta dos cadastros de mercadorias, serviços e fornecedores e (ii) estabelecer-se a cultura de criação de pedidos de compra dentro da empresa.

Assim, para cada ponto citado, como oportunidades de economia tributária, cumprimento de obrigações acessórias e estudos gerenciais há fatores críticos de sucesso que a transformação digital contábil pode auxiliar, deixando a gestão com muito mais visibilidade e capacidade de tomada de decisão.

Converse com seu escritório de contabilidade ou seu departamento fiscal e esteja à frente desta na era da contabilidade 4.0.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *