Como a terceirização pode ajudar a aumentar o rendimento da empresa

Atualmente, com a enorme facilidade de acesso às informações e o grande número de conteúdos, ideias e estratégias sendo desenvolvidos por inúmeros players no mercado, torna-se muito difícil garantir que as equipes internas das empresas capturem as melhores práticas e atualizações disponíveis, quer seja na área fiscal, contábil ou financeira. Já falamos sobre isso aqui no blog Albieri & Associados, inclusive.

Este cenário propicia o desenvolvimento de relacionamentos e parcerias sólidas com empresas cuja reputação seja respeitável e sua gama de atendimento e conhecimentos acumulados possam trazer visíveis benefícios aos seus clientes.

Neste sentido, tornam-se visíveis os benefícios da diversificação e oxigenação das equipes internas através da terceirização de atividades e o envolvimento com empresas de consultoria. Ou seja, quanto mais assertiva a mão de obra em relação à demanda, mais eficiência e melhor custo x benefício.

 

Vantagens da terceirização neste caso

Um dos grandes beneficiários deste movimento, certamente, são departamentos de “back-office”, que por sua natureza são menos expostos ao mercado e às tecnologias que a operação da empresa proporciona aos seus departamentos de engenharia, logística, comercial, pesquisa e desenvolvimento etc.

Os departamentos contábil, fiscal, financeiro e paralegal são bons exemplos de áreas que, em recebendo mão de obra externa ou consultorias de mercado, conseguirão extrair melhores práticas e otimizar seus processos de negócio, economizando tempo, agregando eficiência tributária e operacional.

 

Foco, assertividade e rendimento

Outro ponto positivo repousa sobre a possibilidade de os funcionários da empresa poderem focar em atividades mais estratégicas, passando grande parte de rotinas operacionais aos terceiros. Com esta metodologia, os recursos mais antigos e mais experientes nos negócios da empresa certamente gerarão novas ideias, inciativas e poderão colocar em prática o que não era possível pelo exíguo tempo em seu dia-a-dia para estas práticas.

Finalmente, vale frisar que contratos de terceirização bem desenhados, deixam a empresa com muita flexibilidade em expandir e reduzir a equipe de terceiros a qualquer tempo, prevendo momentos de maior necessidade e eventuais apertos no orçamento. Há também possibilidades de troca de perfil de profissionais, como por exemplo de um contábil para um fiscal ou de um financeiro para um paralegal, além do nível dos mesmos (júnior, pleno, sênior etc).

Quer saber mais vantagens de terceirizar equipes da sua empresa? Acompanhe nosso conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *