A importância do balanço patrimonial

Dentre as Demonstrações Contábeis existentes, o Balanço Patrimonial é uma das mais demandadas e preparadas pelas empresas, inclusive aquelas dispensadas de possuir tais Demonstrações.

Isto acaba ocorrendo porque entidades financeiras, como bancos, factorings e consórcios, quando realizam suas análises de crédito requerem informações mais detalhadas acerca da saúde financeira da empresa e o Balanço Patrimonial pode transmitir uma ótima fotografia deste cenário.

Dentre as claras vantagens de possuir levantamentos frequentes de Balanços Patrimoniais da empresa, como visibilidade da situação contábil e financeira da corporação, residem questões como possibilidade de participação em licitações públicas e privadas, pois sempre requerem todas as demonstrações da empresa, e melhoria reputacional se esta informação puder se tornar pública, devido à transparência transmitida ao mercado.

Segundo o CPC 26, http://static.cpc.aatb.com.br/Documentos/312_CPC_26_R1_rev%2006.pdf respeitada a legislação, algumas contas contábeis devem ser contempladas no Balanço Patrimonial. São elas que trarão aos seus interessados as condições mínimas de análise da situação patrimonial e financeira da entidade, bem como a comparabilidade temporal própria e com outras entidades.

É de suma importância observar os Pronunciamentos Contábeis relativos a cada evento realizado pela empresa, de forma a garantir seu correto registro contábil e respectivos reflexos no Balanço Patrimonial, assim como as exposições de notas explicativas.

O Balanço Patrimonial bem elaborado é aquele que publica, de forma fidedigna, clara e a tempo, as informações relevantes da entidade, úteis para usuários internos, investidores, órgãos fiscalizadores e demais interessados pelas informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *