Com o objetivo de consolidar os laços estratégicos entre Brasil e Chile, ambos os países assinaram no dia 24 de julho de 2020, Memorando de Entendimento que visa a cooperação bilateral na área de telecomunicações e economia digital.
O documento prevê atuação em áreas estratégicas, como Internet das Coisas (IoT), 5G, inteligência artificial, aplicações, conexão digital, infraestrutura de telecomunicações, conectividade e fluxo de dados.
Este memorando foi assinado através de Videoconferência pelos Ministros das Relações Exteriores do Brasil e do Chile, Ernesto Araújoyeezy boost 350 v2 hyperspace custom youth nfl jersey kansas city chiefs crocs air max 270 women air jordan 1 element sit top kayak blundstone uomo jock strap yeezy boost 350 v2 hyperspace yeezy boost 350 v2 hyperspace kansas city chiefs crocs custom dallas stars jersey yeezy boost 350 v2 hyperspace adidas yeezy boost 350 turtle dove luvme human hair wigs e Teodoro Ribera Neumann respectivamente.
Diante do atual panorama da economia mundial, vários países ao redor do mundo estão interessados em implementar acordos similares, com a finalidade de desenvolver e impulsionar o sucesso comercial da tecnologia cada vez mais, estabelecendo cooperação entre países que possuem relações comerciais sólidas e históricas, rumo a uma economia digital inclusiva.
O mercado de tecnologia em geral trabalha para desenvolver ambientes cada vez mais amigáveis e uniformes aos seus principais pilares de negócio que são conectividade, inteligência artificial, nuvem, computação e aplicativos, os quais poderão ser potencializados rapidamente em escala através da tecnologia 5G.
É neste cenário de desenvolvimento digital que podemos perceber a importância do documento assinado pelo Brasil e Chile, evidenciando como ambos os países também estão interessados em explorar as novas tecnologias e impulsionar um novo movimento de crescimento econômico.
A assinatura deste acordo poderá fortalecer e expandir o mercado regional, com convergência de agendas digitais da Aliança do Pacífico e do Mercosul, como também conectar o mercado regional para outros continentes, especialmente visando a relação com a região Ásia Pacífico, pela futura construção do cabeamento submarino de fibra ótica.
Além disso, essa relação será ainda mais forte com a aprovação do acordo de livre comércio assinado em 2018, já aprovado pelo Senado Chileno e em tramitação no congresso Brasileiro. O acordo, que tem como objetivo melhorar as condições de investimento entre os dois países, prevê, entre outros temas, a eliminação de tarifas por roaming internacional entre os dois Estados.
A inovação conjunta entre Brasil e Chile demonstra o caráter estratégico das relações e a firme disposição entre os Governos Brasileiro e Chileno em continuar trabalhando e colaborando reciprocamente para promover a prosperidade econômica na América Latina.
Este artigo é meramente informativo e não substitui a consulta profissional que um advogado pode oferecer. Para obter informações adicionais sobre os temas incluídos neste informativo e os benefícios da relação comercial entre Brasil e Chile, por favor entre em contato conosco.
Lotti & Araújo Sociedade de Advogados
Firma colaboradora de Andersen Global no Brasil
Chirgwin Peñafiel
Firma colaboradora de Andersen Global no Chile