Terceirização do setor financeiro – veja algumas vantagens para sua empresa

A terceirização, ou outsourcing, de atividades financeiras, contábeis e fiscais vem se tornando cada vez mais comum nas empresas, tanto pela praticidade da contratação, como também pela crescente qualidade e especialização de empresas que atuam neste setor. Com a terceirização do setor financeiro, o empresário não precisa se preocupar com tantos procedimentos burocráticos intrínsecos ao regime de contratação CLT, podendo, ainda, verificar grandes ganhos relacionados à flexibilidade e qualificação técnica dos serviços prestados.

Atualmente, são muitas as atividades dentro do setor financeiro e administrativo de uma empresa que podem ser terceirizadas. Alguns exemplos são aquelas relacionadas ao dia-a-dia contábil e fiscal, englobando cálculo e pagamento de tributos, preenchimento de obrigações acessórias (inclusive as relacionadas ao SPED, como EFD-ICMS/IPI, EFD-Contribuições, ECD, ECF), conciliações contábeis, contas a pagar e a receber.

Se você é gestor ou possui uma empresa de grande ou até mesmo de médio porte, a terceirização do setor financeiro e das atividades contábeis e fiscais pode ser uma ótima alternativa para aumentar, qualificar e trazer produtividade para a sua equipe. Nós separamos aqui as 4 principais vantagens da terceirização. Confira:

1 – Menos burocracia e menos esforço

Uma das principais vantagens da terceirização é que, ao contratar uma equipe terceirizada, o empresário lidará com menos procedimentos burocráticos do que se optasse pelo regime de contratação CLT. Assim, os custos internos atrelados às contratações orgânicas, como o tempo do pessoal de RH, gestão de férias, faltas e licenças, assim como todos as demais preocupações relacionadas à este regime também são menores, já que muitos deles são repassados para a empresa que prestará serviços. Além disso, o empresário e seus gestores podem focar nas suas rotinas principais sem se preocuparem tanto com outros departamentos.

2 – Profissionais preparados

Os setores financeiro, contábil e fiscal são repletos de processos que vão desde atividades mais simples, como pagamento de contas, até as mais complexas, como cálculo e declaração de tributos, atendimentos a auditorias e conciliações contábeis. Neste sentido, quando o empresário opta por terceirizar parte deste setor, poderá contar com profissionais especializados e treinados da empresa de terceirização para executá-los. Muitos proprietários e gestores, em meio a crises financeiras ou falta de mão de obra, acabam assumindo a gestão do departamento financeiro e, até mesmo, reduzindo o número de profissionais, deparando-se com queda de produtividade e qualidade das informações. Por isso, profissionais preparados são fundamentais para um bom trabalho.

3 – Foco no desempenho e conhecimento de mercado

Com a terceirização de setor financeiro e das atividades contábeis e fiscais, o empresário e o gestor poderão contar com a execução total ou em parte de rotinas financeiras, faturamento, contas a pagar e a receber, contabilidade, fiscal, entre outras. A equipe da empresa de terceirização também traz conhecimentos e experiências de mercado que podem agregar valor e maior sinergia às rotinas de sua empresa, como automação de atividades (RPA), estudos para redução de carga tributária, compliance no preenchimento e cálculo de tributos.

4 – Agilidade e flexibilidade

O empresário e o gestor que optarem pela terceirização do setor financeiro poderão contar com os melhores resultados para o departamento, pois terão em mãos possibilidades de aumento e diminuição das equipes sem a burocracia de contratações e demissões, poderão solicitar a troca, a qualquer tempo, dos profissionais terceirizados que não tenham se adaptado à cultura da empresa. Assim,  terão a possibilidade de alternar profissionais com diferentes perfis e senioridades de acordo com sua necessidade atual, entre outras vantagens que deixarão seu departamento mais leve e mais fácil de ser gerido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *