Saiba como reduzir custos do departamento de Conciliações Contábeis da sua empresa

Um dos maiores desafios para os empresários reduzir custos administrativos sem afetar a qualidade e os resultados da sua empresa. Em alguns casos, a terceirização de funcionários dos departamentos financeiro, fiscal e contábil pode ser uma ótima alternativa para alcançar esse objetivo. E é sobre esse tema que falaremos no texto de hoje.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que não se pode afirmar que a terceirização é garantia de redução de custos, já que são muitas as variáveis a serem consideradas e um estudo detalhado deve ser feito antes do início de cada projeto. Inclusive, já falamos aqui no blog que existem outras vantagens da terceirização, como a possibilidade de tornar as rotinas mais produtivas, menos burocráticas e mais eficientes.

Para exemplificar melhor, trouxemos um case da Albieri e Associados, que mostra como conseguimos reduzir custos de uma empresa de grande porte do setor automotivo. Nosso trabalho envolveu a terceirização das rotinas de Conciliações Contábeis, atingindo resultados muito acima do esperado.

Para o trabalho desenvolvido, a consultoria contábil e fiscal da Albieri foi fundamental, já que o desafio era grande: conseguir trabalhar com metade do orçamento original.

Focamos nossos esforços em 3 principais frentes:

  1. Mapear os processos de negócio envolvidos,  
  2. Otimizar o fluxo de informações,
  3. Automatizar diversas atividades do departamento através do RPA das atividades de conciliação contábil (Robotic Process Automation).

Quais foram os resultados?

Com nossa metodologia, várias atividades envolvendo cruzamentos de informação e extração de relatórios puderam ser realizadas automaticamente, economizando muito do tempo da equipe. Os números são expressivos: o que antes era feito com 18 recursos, passou a ser realizado com 8.

Outro ponto a ser destacado, tanto para esse case quanto para qualquer empresa que queira terceirizar seus departamentos financeiro, fiscal e contábil, é a qualidade do serviço prestado. Quando a empresa responsável pela terceirização prima pelo treinamento e capacitação dos seus colaboradores, a qualidade do trabalho entregue é, por muitas vezes, superior à apresentada anteriormente.

E, se quiser saber notícias e cases de terceirização envolvendo departamentos financeiros, contábeis e fiscais, continue acompanhando nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *